Lançamento do livro Emergencies: Race, Gender, and Decoloniality

Em outubro deste ano a Editora Milfontes publicou o livro Emergencies: Race, Gender, and Decoloniality. Organizado por André de Lemos Freixo, Aguinaldo Medeiros Boldrini e Walderez Ramalho, o livro pretende ser uma contribuição para pensar novas formas e vertentes para a Teoria e Filosofia da História e para a Historiografia sul-americana.

O objetivo da obra foi sintetizar o “espírito” e os principais temas abordados no X Seminário Internacional de Teoria da História e Historiografia (SNHH), realizado em 2018 no Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Os artigos reunidos apontam para a necessidade de estreitar os laços entre as lutas sociais e a produção de conhecimento histórico. O livro reúne, portanto, diversos artigos que buscam de modo emergencial reivindicar, ao lado de vozes silenciadas e marginalizadas ao longo da história, indivíduos que mais uma vez lutam por seus direitos para legitimar seu passado e presente.

A edição do Emergencies: Race, Gender, and Decoloniality foi publicada em inglês com a intenção de reforçar o intercâmbio intelectual com a comunidade científica ao redor do mundo.

 

Para mais informações e para adquirir o livro, acesse o site da editora.

 

 

Confira alguns artigos dos organizadores, autores e autoras publicados na revista História da Historiografia:

 

Reinterpreting the “times of crisis” based on the asymmetry between chronos and Kairos. Ramalho, Walderez. (v. 14, n. 35, p. 115–144, 2021)

Ousadia e redenção: o Instituto de Pesquisa Histórica de José Honório Rodrigues. Freixo, André Lemos. (v. 6, n. 11, p. 140–161, 2013)

Reflexões sobre a história em um tempo de crise. Gaio, Géssica Góes Guimarães. (v. 7, n. 15, p. 208–213, 2014)

Os sons do silêncio: interpelações feministas decoloniais à História da historiografia. Oliveira, Maria da Glória. (v. 11, n. 28, p. 104-140, 2018)

Sine ira et Studio: retórica, tempo e verdade na historiografia de Tácito. Varella, Flávia Florentino. (v. 1, n. 1, p. 71–87, 2009)

Um passado que somos: sobre Casa-Grande e senzala pela voz de Fernando Nicolazzi. Souza, Francisco Gouvea De. (v. 7, n. 16, p. 265–270, 2014)

Machado de Assis e a experiência da historicidade. Ramos, André Silva. (v. 14, n. 36, p. 257–288, 2021)

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Atanazio José de Oliveira Júnior

Graduando de História pela UEMG. Graduado em Filosofia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté. Atualmente possui interesse nas áreas de Filosofia Existencialista e Poesia em História da Educação.

No comments

Veja: