Este livro é uma síntese de uma pesquisa histórica rigorosa sobre a Guerra Fria global e o pensamento militar chileno e venezuelano na década de 1960. O historiador reconstrói esse processo histórico com uma linguagem clara e direta, apoiada em diversas fontes documentais de arquivos. O trabalho analisa três partes principais: a formação profissional dos oficiais; os temas das revistas dos exércitos, especialmente o conceito de guerra não convencional; e as mudanças produzidas nas academias militares, bem como nas unidades operacionais. Em suma, o livro oferece uma visão académica, erudita e crítica do desenvolvimento da conceção de guerra durante os anos sessenta nas duas nações latino-americanas, Chile e Venezuela.
O livro contribui para os estudos latino-americanos e para a historiografia especializada, por meio de diversas contribuições importantes como: a consulta de documentos inéditos de arquivos chilenos, venezuelanos e americanos; análise crítica da história militar académica com base em publicações militares e o seu contexto histórico.
Além disso, menção especial é a contribuição original de um estudo comparativo de duas nações latino-americanas durante a Guerra Fria. O livro oferece uma leitura lúcida dos processos vivenciados no Chile e na Venezuela, bem como um diálogo excecional entre as diversas historiografias, tanto a literatura especializada sobre o conflito global quanto as histórias nacionais de ambos os países.
Sobre o autor- Froilán Ramos e um historiador y professor da Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC), Chile, especializado em história contemporânea. Doutor em História, foi professor em várias universidades e publicou inúmeros trabalhos académicos em livros e revistas científicas.
Related posts
Notícias
História da Historiografia
História da Historiografia: International
Journal of Theory and History of Historiography
ISSN: 1983-9928
Qualis Periódiocos:
A1 História / A2 Filosofia
Acesse a edição atual da revista