HH Magazine
Proust Suburbano

Narrador Invisível

Podia escrever um conto.

Uma mulher. Uma personagem feminina, sem ti não o faria.

Ela vem, ela viria. Mas vem com um pacote. Viria.

Ele, o narrador, desembrulha o pacote ao longo da história. Não este teu narrador nesta nova outra historinha.

No fim fica só com ela. O pacote é deixado de lado.

A gente não ficaria.

O pacote fica largado em algum lugar. Ficaria. Largado desembrulhado.

A gente muito aninhado, animados, juntos juntados: outra historinha.

O conto pode se chamar Pacote. Chamar-se-ia.

Mas não é uma caixa de Pandora. Não seria. É uma máquina do mundo desembrulhada. Nossa máquina do mundo funcionando. Funciona, não funcionaria.

Ele é morador de uma cidade.

Ela, personificação da cidade.

Que tal?

Agora te conto outro conto.

Tive um gato chamado Pacote. O gato morreu.

Eu dizia: o Pacote empacotou.

Agora te conto mais outro conto.

Tive outro gato chamado Caixinhas. Esse não morreu. Escafedeu-se, como faz o narrador frente ao pacote da mulher. Como faz o homem frente à personificação da cidade. Como fez o narrador ao dizer que podia escrever um conto. Esse morreu ao escrever o conto. O conto ficou pronto ao dizer que escreveria.

 

 

 


Créditos na imagem: Reprodução: Pandora, 1898, John William Waterhouse/Domínio Público.

 

 

 

 

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