HH Magazine
Notícias

XII SNHH – Ensinar histórias e imaginar democracias: afetos, historicidades

O 12º Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia: Ensinar histórias e imaginar democracias: afetos, historicidades, teorias será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2024 no Centro de Convenções de Ouro Preto.

Nesta edição, nos dedicaremos à tematização de um problema que tem sido cada vez mais decisivo à teoria e à história da historiografia: o ensino de história. Não se trata de pensá-lo apenas a partir do espaço universitário e escolar, mas também e especialmente tendo em vista outros ambientes da cultura histórica importantes à atualização e transformação de nossa relação com a história. Nesse sentido, exploraremos argumentos teóricos, linguagens, métodos, afetos e tecnologias que têm se mostrado decisivos à pesquisa e ao ensino de história.

Estamos sempre em relação com passados e futuros, segundo diferentes modos de mediação, existencial, epistêmico, estético e ético-político. Tendo em vista que todos temos direito à história, e que a produção historiográfica é decisiva à defesa de uma sociedade plural, diversa e justa, um dos papéis mais importantes dos/as historiadores/as é o de participar de maneira responsável e democratizante nesse processo de produção e discussão pública do conhecimento historiográfico. Se, por um lado, nos dedicamos cuidadosamente à construção de argumentos e nos expomos constantemente à crítica, por outro lado, se torna necessária uma abertura mais sensível ao conhecimento histórico produzido em outros espaços que também são decisivos à autocrítica.

Considerando essa abertura, enfatizamos a necessidade de pensar as relações entre políticas públicas de educação e o valor da história para a formação de diversos sujeitos – professores, estudantes e públicos em geral – para a construção da cidadania e da democracia.

Desse modo, nosso encontro se dedicará a pensar os dilemas que o conhecimento histórico e os/as historiadores/as profissionais enfrentam em tempos de crise e construção democrática. Portanto, nos questionamos: Como temos pensado os diversos modos de relacionar a pesquisa e o ensino de história? De que forma refletimos sobre a relação entre os afetos, os corpos e a história? Quais relações estabelecemos com saberes e historiografias populares? Como temos discutido e reagido a argumentos históricos com orientação autoritária? De quais maneiras divulgamos o que produzimos?

Estão todos, todas e todes convidados a participar da 12º edição de nosso SNHH e nos reencontrarmos em Ouro Preto e Mariana!

 

Alguns dos eixos sugeridos para o debate:

História da Historiografia do Ensino de História

Teoria e Ensino de História

O direito à história dentro e fora da escola

Ensino de História, curadoria e história pública

Políticas públicas, ensino e direito à história

Analisando historicidades do saber histórico escolar

Materiais didáticos tradicionais e novas mídias

O lugar dos afetos no ensino de história

 

 

Comissão Organizadora:

Ana Paula Santana

Luisa Rauter

Marcelo Abreu

Marcelo Rangel

Thamara Rodrigues

Valdei Lopes de Araujo

Wagner Geminiano

Walderez Ramalho

 

 

 

Related posts

Lançamento do último número da Revista História da Historiografia

Editor Colaborador
4 anos ago

LANÇAMENTO de “Escritas do isolamento: Afetos e distâncias na pandemia da Covid-19”

HH Magazine
2 anos ago

Carta aos leitores – Política editorial

HH Magazine
4 anos ago
Sair da versão mobile