LANÇAMENTO: Lembrança do presente

0

No dia 02 de abril a Autêntica Editora publicou o livro “Lembrança do presente: Ensaios sobre a condição histórica na era da Internet”, de autoria de Mateus Henrique de Faria Pereira.

A obra contempla ensaios que abordam as problemáticas da contemporaneidade, a questão do negacionismo e da influência da internet. Além de tratar dos dilemas da memória, o livro de Mateus H. F. Pereira leva à reflexão de como conviver com nossa estranha contemporaneidade, abrindo assim diferentes caminhos para pensarmos a História na era digital.

Saiba mais sobre o livro no site da Editora Autêntica.

 

Confira alguns artigos do autor e de assuntos relacionados ao livro publicados na revista História da Historiografia:

Do produtivismo ao bibliometrismo?. PEREIRA, M. H. F. Do produtivismo ao bibliometrismo? O futuro da História da Historiografia no meio do redemoinho. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 36, p. 13–21, 2021. DOI: 10.15848/hh.v14i36.1860.

Tempo de Perdão? Uma leitura da utopia escatológica de Paul Ricoeur em A memória, a história e o esquecimento. PEREIRA, M. H. F. Tempo de Perdão? Uma leitura da utopia escatológica de Paul Ricoeur em A memória, a história e o esquecimento. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 8, n. 19, 2016. DOI: 10.15848/hh.v0i19.897.

Meta-história para robôs (bots): o conhecimento histórico na era da inteligência artificial.NICODEMO, T. L.; CARDOSO, O. P. Meta-história para robôs (bots): o conhecimento histórico na era da inteligência artificial. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 12, n. 29, 2019. DOI: 10.15848/hh.v12i29.1443.

 

Confira também:

Café & Conversa – Lembranças do presente: Ensaios sobre a condição histórica na era da internet. NEHM TV, 29 de março de 2022.

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Atanazio José de Oliveira Júnior

Graduando de História pela UEMG. Graduado em Filosofia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté. Atualmente possui interesse nas áreas de Filosofia Existencialista e Poesia em História da Educação.

No comments

Veja:

Loci loci!

  Na beira da cachoeira A presença de um Menino príncipe Astuto caçador Paciente pescador Me encantou   Tornei-me caça Presa fácil do seu Encanto ...