Crise & Historicidade | Marcello Assunção | Episódio 04, Parte 02

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A situação da crise em que vivemos – por definição uma situação crítica, que demanda uma tomada de decisão – deslocou para o centro do debate público uma série de questões que revolvem em torno das desigualdades e das estruturas violentas de controle social. Eventos como o assassinato de George Floyd ou a morte do menino Miguel, no Recife, incitaram uma resposta à altura por parte de sujeitos históricos que sofrem estruturalmente com esses sistemas de opressão, como o racismo contra o povo negro.

A resposta dada por esses sujeitos históricos, por sua vez, abriu novamente um momento decisório, dessa vez também para a parcela da sociedade que geralmente pode continuar se dando ao luxo de nunca ter que reagir ao racismo, seja por ignorância ou por uma falha ética.

O que há de especial nesse momento crítico para que essas demandas tenham assumido a centralidade que assumiram no debate público? De que maneira a Teoria da História, como subdisciplina e como campo do saber, tem respondido a essas demandas profundas por conceitualização e superação desses fenômenos sociais?

Neste episódio, a professora Thamara Rodrigues, editora executiva do nosso portal, entrevista o professor Marcello Assunção sobre a relação entre crise e racismo.

 

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Revista de Teoria da História v. 22 n. 2 (2019): Intelectualidades negras e a escrita da história 

Série editorial RTH: Fronteiras epistemológicas  – Chamada para publicação em livro (confira aqui as normas para publicação).

 

 

 

Realização:

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

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Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

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HH Magazine

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Apoio:

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

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Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

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International Network for Theory of History

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SOBRE O ENTREVISTADO

Marcello Assunção

Possuí graduação (bacharelado e licenciatura), mestrado e doutorado em história pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutorado em Letras (FFLCH-USP). Professor online na EAD Laureate. Lecionou como professor assistente na Universidade Federal de Goiás em 2016. Foi contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-BRASIL) como analista de pesquisa da Comissão Nacional da Verdade. Fez estágios de pesquisa em Portugal, Espanha e Índia. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2015) e no Central Library, na Índia (2018 e 2019). Tem experiência na área de História, com ênfase nas relações entre História, Literatura e Jornalismo. Editor executivo do periódico Revista de Teoria da História (RTH). Membro do grupo "Pensando Goa: Uma peculiar biblioteca em língua portuguesa". Membro de grupos sobre o estudo da imprensa, a saber: "Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX" e "Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português".

 

SOBRE A ENTREVISTADORA

Thamara Rodrigues

Professora do curso de História da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutora em História pela UFOP. Foi pesquisadora visitante no Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Stanford (2014/2017-2018). Coordena o Grupo de Pesquisa Temporalidades e Histórias Populares (UEMG/CNPq). Possui experiência nas áreas de Teoria da História, História da Historiografia Brasileira, História Pública e História do Brasil Imperial e Contemporâneo. Também possui interesse pelo estudo das Humanidades, Artes e Cultura popular.

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