Filosofias da História no Brasil: Temístocles Cezar – A Filosofia da História de Varnhagen

0

A série Filosofias da História no Brasil objetiva apresentar as ideias de brasileiros e brasileiras ainda pouco conhecidos do público acadêmico, os quais, no limiar entre a História e a Filosofia, elaboraram teorias sobre o caráter histórico da realidade no Brasil — não do Brasil ou sobre o Brasil, mas no Brasil.

A cada episódio, então, serão expostas as principais teses filosóficas acerca da historicidade da existência dos pensadores e das pensadoras em foco, desviando provisoriamente o nosso olhar das abordagens canônicas sobre o chamado ‘pensamento social brasileiro’.

Neste episódio, Temístocles Cezar fala sobre a filosofia da história de Francisco Adolfo de Varnhagen.

 

Realização:

FORUM História & Filosofia

(Facebook)

 

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

(Site, Facebook e YouTube)

 

Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook, YouTube e Instagram )

 

Apoio:

HH Magazine

(Facebook, YouTube e Instagram)

 

História da Historiografia

(Site e Facebook)

 

Revista de Teoria da História

(Site e Facebook)

 

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook e Instagram)

 

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

(Facebook e Instagram)

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Temístocles Cezar

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e Doutor em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2002). Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Convidado (Directeur d'études invité) na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2005 e 2011). Investigador Colaborador do Grupo de Investigação Usos do Passado do Centro de História da Universidade de Lisboa (desde 2021). Chefe do Departamento de História da UFRGS (1996-1997). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (2003-2005). Vice-Presidente do Fórum dos Coordenadores de Pós-Gradução da UFRGS (2004-2005). Presidente da Câmara de Pós-Graduação do CEPE-UFRGS (2007-2008). Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (2008-2012). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (2008-2012). Presidente da Câmara de Pesquisa do CEPE-UFRGS (2016-2017). Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2010-2012). Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2012-2015). Presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2015-2018). Presidente da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2018). Membro da Comissão Acadêmica Nacional do Programa de Mestrado Profissional em História - ProfHistória (2014-2017). Coordenador-Substituto do Mestrado Profissional em História/ProfHistória/Núcleo UFRGS (2014-2016). Editor-Chefe da Revista História da Historiografia (2019-2021). Membro do Comitê de Assessoramento Técnico Científico da FAPERGS (2019). Consultor e parecerista da CAPES, CNPq e Fapesp. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita da historia, teoria da historia, historiografia antiga e moderna e historiografia brasileira, sobre os quais tem vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, Portugal, Espanha, França e no Scielo Social Sciences.

No comments

Veja:

Greta

Eu, assistindo ao filme Greta com o magnífico Marco Nanini, pensei: parece Greta Garbo quem diria acabou no Irajá, mas mais dramático, trágico, como se ...