Neste episódio, Ludmila Fuks (CONICET) discute a aposta benjaminiana de atualizar os materiais do passado por meio de um novo método histórico. Usando o poemário Deuda & literatura de Omar Chauvié como exemplo, a autora explora como o conceito de montaje e outras figuras operam no pensamento de Walter Benjamin e como é possível construir um conhecimento histórico a partir de uma estrutura que carrega o “autêntico” como sua insígnia e chancela.
Conheça o artigo “¿Qué tipo de conocimiento histórico podemos construir? Montaje, técnica y poética en la obra de Walter Benjamin” publicado no v. 15 n. 39 (2022) da revista História da Historiografia. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v15i39.1882
Acesse o episódio também pelas plataformas Deezer e Google Podcast.
Créditos: Locução de Ilda Andreata Sesquim (UFOP), Coordenação de João Ohara (UFRJ) e colaboração de Helena Paulo de Almeida (UFOP)
Créditos na imagem: Walter Benjamin na Biblioteca Nacional de Paris, 1937 (Foto Gisèle Freund / Reprodução).
[vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”SOBRE A AUTORA” color=”juicy_pink”][vc_column_text][authorbox authorid = “347”][/authorbox]
Ludmila Fuks
Related posts
Notícias
História da Historiografia
História da Historiografia: International
Journal of Theory and History of Historiography
ISSN: 1983-9928
Qualis Periódiocos:
A1 História / A2 Filosofia
Acesse a edição atual da revista