Neste episódio, Ludmila Fuks (CONICET) discute a aposta benjaminiana de atualizar os materiais do passado por meio de um novo método histórico. Usando o poemário Deuda & literatura de Omar Chauvié como exemplo, a autora explora como o conceito de montaje e outras figuras operam no pensamento de Walter Benjamin e como é possível construir um conhecimento histórico a partir de uma estrutura que carrega o “autêntico” como sua insígnia e chancela.
Conheça o artigo “¿Qué tipo de conocimiento histórico podemos construir? Montaje, técnica y poética en la obra de Walter Benjamin” publicado no v. 15 n. 39 (2022) da revista História da Historiografia. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v15i39.1882
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Créditos: Locução de Ilda Andreata Sesquim (UFOP), Coordenação de João Ohara (UFRJ) e colaboração de Helena Paulo de Almeida (UFOP)
Créditos na imagem: Walter Benjamin na Biblioteca Nacional de Paris, 1937 (Foto Gisèle Freund / Reprodução).
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