10 EPIFONEMAS POLÍTICOS CONTEMPORÂNEOS

0

 

  1. A religião é o ópio do povo. Diziam isso em relação à Igreja Católica e à Igreja Reformada, Contra Reformista. A religião é o agrotóxico do povo. Isso vale para Igrejas Neopentecostais, essas que apoiam fascistas no Brasil.
  2. Antes era um vice decorativo. Agora é o presidente desmentido.
  3. Dependendo da pauta de costumes já aviso: não vou me acostumar não.
  4. O problema de haver muitos imbecis na política brasileira é que você se refere a um deles e todos se acham referenciados.
  5. Prefiro uma literatura que cuspa na gramática do que uma que arrote gramática. Vou de Barthes por entre a noite escaldante de verão. Não se fala fora da língua, mas literatura é fala mais do que língua.
  6. Toda ficção é um pouco exílio. E, para que nos tornemos sãos de realidades, esse exílio é salutar.
  7. Mais vale um asno que me carregue do que um que me governe.
  8. Os melhores homens são mulheres.
  9. Poderes de porteiro de palácio se vencem com constrangimento. Constranja o porteiro sendo mais elegante do que ele. Carteiradas são PMS, entre outros autoritários.
  10. Queria ver Catherine Deneuve dizer que cantada de pedreiro na frente de obra é elogio.

 

 

 


Créditos na imagem: Reprodução. Matéria Incógnita, 2014.

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Eduardo Sinkevisque

Eduardo Sinkevisque é doutor em Letras: Literatura Brasileira (FFLCH/USP). É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Retórica. Publicou o e-book Mar dos Dias (Árvore Digital, 2018). Publicou o livro Tratado Político (1715) de Sebastião da Rocha Pita - Estudo Introdutório, transcrição, índices, notas e estabelecimento do texto por Eduardo Sinkevisque (EDUSP, 2014). Foi pesquisador Residente na Fundação Biblioteca Nacional, cuja pesquisa foi em diários. Eduardo publica textos em seu blog, o blogmenos (www.blogmenos.tumblr.com) e colabora em várias revistas acadêmicas e literárias. Trabalha em consultoria de texto e de pesquisa na área de Humanas. Para contactá-lo: instagram @dudasinke e email esinkevisque@hotmail.com.

No comments

Veja:

Mudamos nós, estranhos nós.

Divertido ir ao shopping com meu pai. Estacionamento b, viu pai? Anotei. Peguei o cartão que eu pagaria por estacionar o carro dele, como paguei. ...