O 12º Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia: Ensinar histórias e imaginar democracias: afetos, historicidades, teorias será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2024 no Centro de Convenções de Ouro Preto.

Nesta edição, nos dedicaremos à tematização de um problema que tem sido cada vez mais decisivo à teoria e à história da historiografia: o ensino de história. Não se trata de pensá-lo apenas a partir do espaço universitário e escolar, mas também e especialmente tendo em vista outros ambientes da cultura histórica importantes à atualização e transformação de nossa relação com a história. Nesse sentido, exploraremos argumentos teóricos, linguagens, métodos, afetos e tecnologias que têm se mostrado decisivos à pesquisa e ao ensino de história.

Estamos sempre em relação com passados e futuros, segundo diferentes modos de mediação, existencial, epistêmico, estético e ético-político. Tendo em vista que todos temos direito à história, e que a produção historiográfica é decisiva à defesa de uma sociedade plural, diversa e justa, um dos papéis mais importantes dos/as historiadores/as é o de participar de maneira responsável e democratizante nesse processo de produção e discussão pública do conhecimento historiográfico. Se, por um lado, nos dedicamos cuidadosamente à construção de argumentos e nos expomos constantemente à crítica, por outro lado, se torna necessária uma abertura mais sensível ao conhecimento histórico produzido em outros espaços que também são decisivos à autocrítica.

Considerando essa abertura, enfatizamos a necessidade de pensar as relações entre políticas públicas de educação e o valor da história para a formação de diversos sujeitos – professores, estudantes e públicos em geral – para a construção da cidadania e da democracia.

Desse modo, nosso encontro se dedicará a pensar os dilemas que o conhecimento histórico e os/as historiadores/as profissionais enfrentam em tempos de crise e construção democrática. Portanto, nos questionamos: Como temos pensado os diversos modos de relacionar a pesquisa e o ensino de história? De que forma refletimos sobre a relação entre os afetos, os corpos e a história? Quais relações estabelecemos com saberes e historiografias populares? Como temos discutido e reagido a argumentos históricos com orientação autoritária? De quais maneiras divulgamos o que produzimos?

Estão todos, todas e todes convidados a participar da 12º edição de nosso SNHH e nos reencontrarmos em Ouro Preto e Mariana!

 

Alguns dos eixos sugeridos para o debate:

História da Historiografia do Ensino de História

Teoria e Ensino de História

O direito à história dentro e fora da escola

Ensino de História, curadoria e história pública

Políticas públicas, ensino e direito à história

Analisando historicidades do saber histórico escolar

Materiais didáticos tradicionais e novas mídias

O lugar dos afetos no ensino de história

 

 

Comissão Organizadora:

Ana Paula Santana

Luisa Rauter

Marcelo Abreu

Marcelo Rangel

Thamara Rodrigues

Valdei Lopes de Araujo

Wagner Geminiano

Walderez Ramalho