Crise & Historicidade | Episódio Final

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Nesse episódio de encerramento da série “Crise & Historicidade” os criadores, professor Walderez Ramalho, professor Hugo Merlo,  professor Augusto de Carvalho e professor Breno Mendes, comentam sobre a construção do projeto e trazem um feedback especial sobre a série, refletindo sobre o papel do historiador no mundo contemporâneo.

 

 

 

Realização:

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

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Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

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HH Magazine

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Apoio:

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

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Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

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International Network for Theory of History

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SOBRE OS CRIADORES

Walderez Ramalho

Doutorando em História pela UFOP. Atua nas áreas de Teoria e História da Historiografia, História Contemporânea, Patrimônio Histórico e Ensino de História. Co-organizador do livro "Sete ensaios sobre história e existência", e co-autor do livro "História e meio ambiente". Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre formas kairológicas da historicidade através do gênero dos manifestos, a partir de uma abordagem transnacional e com foco na experiência histórica contemporânea.

Hugo Ricardo Merlo

Hugo Ricardo Merlo é doutorando em História na Universidade Federal do Espírito Santo e doutorando em Estudos Literários na Universidade de Adam Mickiewicz (Polônia). Pesquisador associado do Laboratório de Estudos em Teoria da História e História da Historiografia (Lethis-Ufes) e do projeto Core Concepts of Historical Thinking (FNP/ERC).

Augusto de Carvalho

Graduado (2010), mestre (2013) e doutor (2017) em História, com ênfase em Teoria da História, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio doutoral na Université Paris VII – Denis Diderot, França (2013~2014), e na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS / Paris -, França (2015~2016); foi pesquisador livre nas bibliotecas da Universidade de Tsukuba (筑波大学), Japão, e no Deutsches Historisches Institut Paris, França. Interessa-se por história da historiografia, teologia e filosofia alemã e judeo-alemã (séc. XIX e XX); estudos europeus; estudos judaicos (Shoah); filosofia e literatura japonesa (Escola de Kyoto); história da ciência (Física do tempo); temporalidade; epistemologia; ontologia; linguagem. Dedica-se, particularmente, ao estudo das obras de Walter Benjamin, Martin Heidegger, Sigmund Freud e Albert Einstein. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia e faz parte da International Network for Theory of History. É membro do NIET-UFMG (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos).

Breno Mendes

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do projeto de extensão "Curso de formação continuada em produção de cadernos pedagógicos para EJA" registrado no CENEX da Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). É licenciado (2010) e mestre (2013) em História pela mesma instituição. Foi professor substituto no Departamento de História da UFMG por quatro semestres (2014-2015), onde lecionou disciplinas de Teoria e Metodologia da História e Análise da Prática de História/Estágio de História. Atuou na educação básica em escolas da rede pública e em instituições privada de ensino. Atua como webtutor do curso de História modalidade EAD da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Teoria e Filosofia da História, História da Historiografia, Ensino de História, Historiografia Contemporânea e Historiografia Brasileira. É membro do International Network for Theory of History (INTHH), da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (NIET/UFMG).

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