Filosofias da História no Brasil: Marina Duarte – A Filosofia da História de Creusa Capalbo

0

A série Filosofias da História no Brasil objetiva apresentar as ideias de brasileiros e brasileiras ainda pouco conhecidos do público acadêmico, os quais, no limiar entre a História e a Filosofia, elaboraram teorias sobre o caráter histórico da realidade no Brasil — não do Brasil ou sobre o Brasil, mas no Brasil.

A cada episódio, então, serão expostas as principais teses filosóficas acerca da historicidade da existência dos pensadores e das pensadoras em foco, desviando provisoriamente o nosso olhar das abordagens canônicas sobre o chamado ‘pensamento social brasileiro’.

Neste episódio, Marina Silva Duarte fala sobre a filosofia da história de Creusa Capalbo.

 

 

Realização:

FORUM História & Filosofia

(Facebook)

 

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

(Site, Facebook e YouTube)

 

Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook, YouTube e Instagram )

 

Apoio:

HH Magazine

(Facebook, YouTube e Instagram)

 

História da Historiografia

(Site e Facebook)

 

Revista de Teoria da História

(Site e Facebook)

 

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook e Instagram)

 

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

(Facebook e Instagram)

 

 

 

SOBRE A AUTORA

Marina Duarte

Marina Duarte é atualmente pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Paris 8. Sua pesquisa é financiada pela Agence publique française de recherches sur le sida et les hépatites virales. Seu pós-doutorado se debruça sobre a prevenção do HIV/AIDS para as imigrantes trans latinos americanas e brasileiras em Paris. Ela é doutora pela Université Sorbone Paris CIté Paris e doutora em cotutela em ciências sociais pela UNESP. Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em História pela mesma instituição. Suas pesquisas e trabalhos têm interesse em história da historiografia, história do gênero, historia contemporânea, sociologia e antropologia da saúde e sociologia da imigração.

No comments

Veja: