Lançamento do livro História e trauma: linguagens e usos do passado

0

A editora Milfontes publicou recentemente o livro História e trauma: linguagens e usos do passado. Organizado por Fabiana Fredrigo e Ivan Lima Gomes, a obra busca ultrapassar as tradicionais metodologias que permeiam as escritas históricas e propor novas abordagens que permitam aproximações interdisciplinares e convidem os historiadores a se debruçarem sobre as múltiplas narrativas que envolvem o passado.

Ao chamar a atenção para temas relacionados ao trauma, testemunho, luto e esquecimento, os autores colocam em questão a consciência narrativa e o rigor do método historiográfico, assumindo o papel criativo como uma possibilidade de superar as lacunas do texto acadêmico tradicional. Com base nos chamados “trauma studies”, os artigos reunidos admitem assim o trauma como um efetivo desafio à narrativa historiográfica.

A obra História e trauma se divide em três eixos temáticos e é composta por artigos inéditos de Dominick LaCapra, Henry Rousso, Jorge Montealegre Iturra, Fabiana Fredrigo, Alexandre Avelar, Julio Bentivoglio, Ana Lucia Vilela, Eliezer Cardoso, Márcio Selligman-Silva, Libertad Borges Bittencourt, Ana Maria Mauad, Pedzisai Maezda e Alexandre Linck.

 

Para mais informações e para adquirir o livro acesse o site da editora Milfontes.

 

Confira alguns artigos dos autores do livro publicados na revista História da Historiografia:

 

Entre a tradição e a inovação: o IHGB e a escrita biográfica nas primeiras décadas republicanas. Avelar, A. de S. (v. 13, n. 33, p. 397–429, 2020).

Biografia e ciências humanas em Wilhelm Dilthey. AVELAR, A. de S. (v. 5, n. 9, p. 129–143, 2012).

A Historische Zeitschrift e a historiografia alemã do século XIX. Bentivoglio, J. (v. 4, n. 6, p. 81–101, 2011).

Rebeldia disciplinada? Introdução à ‘História como (in)disciplina’. RODRIGUES, L. S. .; MUDROVCIC, M. I. . .; AVELAR, A. de S. (v. 14, n. 36, p. 25–44, 2021).

História dos modernos, vocação pelos antigos: sentidos do passado no alvorecer da modernidade. BENTIVOGLIO, J. (v. 3, n. 4, p. 320–326, 2010).

 

 

SOBRE A AUTORA

Ilda Renata Andreata Sesquim

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Participa do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM). Desenvolve pesquisa na área de Teoria da História e História da Historiografia Brasileira, onde tem como objeto a História das mulheres intelectuais no Brasil.

No comments

Veja: