No mês de fevereiro, a Relicário Edições lançou o livro Hoje, Walter Benjamin. A obra, organizada pelos humanistas Bruno Almeida Guimarães, Imaculada Kangusssu, Marcelo de Mello Rangel e Romero Freitas por ocasião dos oitenta anos da morte do filósofo alemão em 2020, traz ensaios de especialistas na obra do autor e sobre o autor.
Com textos de Aléxia Bretas, Augusto de Carvalho, Carla Damião, Daniel Pucciarelli, Ernani Chaves, Helano Ribeiro, Imaculada Kangussu, João Emiliano Fortaleza de Aquino, Luciano Gatti, Marcelo de Mello Rangel, Márcio Seligmann-Silva, Olgária Matos e Rafael Haddock-Lobo, Hoje, Walter Benjamin tem como principal objetivo pensar a contemporaneidade a partir da perspectiva benjaminiana.
Walter Benjamin, um dos maiores filósofos alemães do século XX, tem sido estudado há décadas no Brasil nos mais diversos campos das Humanidades. Suas reflexões influenciaram e influenciam profundamente os trabalhos produzidos no âmbito da estética, das artes, da história, da ética e política, da linguagem e da epistemologia.
Para mais informações e para adquirir o livro, acesse aqui o site da Relicário Edições.
Confira alguns artigos dos organizadores e relacionados ao tema publicados na revista História da Historiografia:
Apresentação – Teoria e história da historiografia: do giro linguístico ao giro ético-político. RANGEL, Marcelo de Mello; ARAUJO, Valdei Lopes de. (v.8, n.17, p.318-322, 2015).
A oficina do fragmento: Método e processo historiográfico em Walter Benjamin. Ó, Jorge Ramos do; VALLERA, Tomás. (v. 13, n. 32, p. 331–366, 2020).
[vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”SOBRE O AUTOR” color=”juicy_pink”][vc_column_text][authorbox authorid = “275”][/authorbox]