Mulheres LGBTQI+ na tela: produções que você não pode deixar de ver

0

A indústria cinematográfica tem cada vez mais incluído em suas produções e personagens as narrativas LGBTQI+. Além de proporcionar reconhecimento desses sujeitos, também se coloca em pauta questões e debates acerca dos preconceitos vividos, os tabus que perpassam as suas vivências e também as lutas travadas contra a sociedade, a família e a religião.

Seguem algumas dicas de filmes e documentário que abordam a temática LGBTQI+:

Disobedience (2018) – dirigido por Sebástian Lélio

Elenco: Rachel Weisz, Rachel McAdams

Sinopse: Filha de um rabino, Ronit (Rachel Weisz) retorna para sua cidade natal depois de muitos anos devido o  falecimento de seu pai. O que ela não esperava era que ali, retornariam sentimentos do passado e grandes surpresas, como o casamento de seu melhor amigo, Dovid (Alessandro Nivola) com seu ex-amor da juventude, Esti (Rachel McAdams).

Créditos da foto: Telecine Play

 

Portrait de la jeune fille en feu (2018) – dirigido por Céline Sciamma

Elenco: Noémie Merlant, Adèle Haenel

Sinopse: Marianne (Noémie Merlant) é uma pintora francesa que é contratada pela família de Héloise (Adéle Haenel) para pintar seu quadro de casamento sem que ela saiba. O que não se esperava é que quanto mais próxima estava a data de seu casamento, mais elas se envolviam.

 

Créditos da imagem: AdoroCinema

 

 

 

Alice Júnior (2019) – dirigido por Gil Baroni

Elenco: Anne Celestino, Emmanuel Roset

Sinopse: Uma adolescente trans e muito extrovertida, Alice, leva um baque quando seu pai (Emmanuel Roset) comunica à ela que terão que mudar temporariamente para o interior devido à uma de suas pesquisas. Alice odeia a ideia da mudança, mas mal sabe que grandes acontecimentos em sua vida estão por vir.

 

Créditos da imagem: AdoroCinema

 

Disclosure: trans lives on screen (2020) – dirigido por Sam Feder 

Sinopse: o documentário conta com a participação de atrizes trans como Laverne Cox, Jamie Clayton, MJ Rodriguez, mostra como é importante a representação trans nas produções audiovisuais e como isso impacta na comunidade LGBTQI+ no mundo todo.

 

Créditos da imagem: AdoroCinema

 

 

 

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Larissa Vitória Ivo

Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestranda no Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS/UFOP) onde integra a linha de pesquisa 1: Poder, Espaço e Sociedade, desenvolvendo pesquisa acerca das políticas de memória dos antigos centros de tortura no Brasil. É professora de Filosofia e Ciências Humanas do Estado de Minas Gerais. Atua na assessoria editorial do portal de Humanidades HH Magazine e é membro do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP).

No comments

Veja: