O que faz um “bom historiador”?

3

Olá, pessoal! O professor João Rodolfo Munhoz Ohara gravou este áudio sobre seu artigo “Falando de Virtudes e Estabelecendo Fronteiras na Historiografia Brasileira Moderna: uma leitura de Historiadores do Brasil, de Francisco Iglésias”, publicado na Revista História da Historiografia. O problema do artigo se alinha à pergunta mais geral sobre o que significa ser um bom historiador, buscando mapear o deslocamento dessa figura entre as últimas gerações dos historiadores autodidatas e as primeiras gerações dos formados dentro da universidade. Para responder a essa pergunta, Ohara faz uma análise do livro Historiadores do Brasil do professor Francisco Iglésias, tomando como referência o conceito de virtudes epistêmicas.

 

 

 


Créditos na imagem: Francisco Iglésias / Acervo IMS.

 

 

 

SOBRE O AUTOR

João Rodolfo Munhoz Ohara

Professor de Teoria da História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História na Unesp/Assis, com pesquisas nas áreas de Teoria da História e História da Historiografia. Atualmente é pesquisador (pós-doutorado) na Unesp/Franca.

3 comments

Post a new comment

Veja:

Toró

  A chuva lava o nada Lava do mundo o pó que a rotina acumula Retira a rigidez das forças Patina plena pela pátina Lubrifica ...