Resistir com a minha arte e ocupar com o meu corpo preto de mulher: Uma entrevista com Jordânia Marçal

0

 

Com o passar do tempo a produção do conhecimento foi sendo separada em caixinhas. Os intelectuais e os artistas foram se afastando uns dos outros, bem como os as áreas de conhecimento umas das outras. Historiador, geógrafo, filósofo… antes havia um trânsito maior entre as áreas a tal ponto que era difícil definir um intelectual como se ele pertencesse a só um campo de conhecimento. Seguindo esta tendência a academia hoje exige especialização e, de certo medo, afastamento dos problemas reais da população. No entanto alguns pesquisadores do nosso tempo não reconhecem estas barreiras e acabam produzindo obras e discursos mais relevantes ao nosso tempo e à nossa gente. Um desses casos é o da entrevistada de hoje. Jordânia (Jojô) é historiadora, professora, rapper, produtora cultural, militante estudantil e uma série de outras coisas que não há caixas suficientes no mundo que ela caiba dentro. Ao mesmo tempo, como verão na entrevista, talvez o mundo precise de mais pessoas assim. São elas que trazem o novo e a justiça de que tanto precisamos.

 

 

 

Acesse nosso podcast também pelo Spotify:

 

 

 

 

SOBRE A ENTREVISTADA

Jordânia Marçal Machado

Jordânia Marçal Machado Possui graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente está cursando o bacharelado e o mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto. Sua pesquisa de mestrado é “Mulheres no Hip Hop: nos transformamos em sujeitos”. É gestora e produtora cultural e musical na Nossa Firma de Preta. Membra do Coletivo Batalha das Gerais e do Coletivo Negro Braima Mané. Idealizadora e produtora dos movimentos culturais Sarau Invasor e Batalha das Gerais.

SOBRE OS ENTREVISTADORES

Ana Paula Silva Santana

Doutoranda em história no programa de pós graduação em história da Universidade Federal de Outro Preto (PPGHIS-UFOP). Mestre pela Universidade Federal de Ouro Preto. Bolsista CAPES. Graduada em história licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em História Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do Núcleo de Estudos de História da Historiografia e Modernidade (NEHM). Integrante do Grupo de História Ética e Política (GHEP). Editora Colaboradora da Revista HHMagazine- Humanidades em Rede. Pesquisadora vinculada à linha de pesquisa Poder, Espaço e Sociedade do PPGHIS -UFOP. Interesses:Teoria da História, Gênero, Romantismo Brasileiro, História do Brasil Império

Paulo Vinicius Silva de Santana

Professor de tudo que me pagarem pra dar aula (não sou capitalista, mas infelizmente preciso pagar as contas do mundo capitalista), jogador (compulsivo) de videogame, pesquisador na medida do possível.

No comments

Veja: