Do marfim à (r)existência: uma entrevista com Rogéria Alves

1

Ubuntu, galera! Com o intuito de dar visibilidade ao conhecimento produzido na academia entrevistamos a Professora da UEMG Rogéria Cristina Alves. Ela, além de ter se formado em História na UFOP, fez seu mestrado e, atualmente, é doutoranda do programa de pós-graduação da UFMG. Durante a entrevista tratamos de vários assuntos relevantes na atualidade como a presença da cultura africana, tráfico de marfim e cultura negra no Brasil. Os entrevistadores são Ana Paula Silva Santana e Paulo Vinicius Silva de Santana, ambos alunos do doutorado em História da UFOP. Preparem suas panelas e louças a serem lavadas e escutem este prazeroso bate-papo.

 

 

 


Créditos na imagem: Porto antigo da cidade do Rio de Janeiro em que o antigo cais de pedra foi construído para o desembarque de africanos escravizados que chegaram ao continente sul-americano a partir de 1811.

 

 

 

SOBRE OS ENTREVISTADORES

Ana Paula Silva Santana

Doutoranda em história no programa de pós graduação em história da Universidade Federal de Outro Preto (PPGHIS-UFOP). Mestre pela Universidade Federal de Ouro Preto. Bolsista CAPES. Graduada em história licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em História Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do Núcleo de Estudos de História da Historiografia e Modernidade (NEHM). Integrante do Grupo de História Ética e Política (GHEP). Editora Colaboradora da Revista HHMagazine- Humanidades em Rede. Pesquisadora vinculada à linha de pesquisa Poder, Espaço e Sociedade do PPGHIS -UFOP. Interesses:Teoria da História, Gênero, Romantismo Brasileiro, História do Brasil Império

Paulo Vinicius Silva de Santana

Professor de tudo que me pagarem pra dar aula (não sou capitalista, mas infelizmente preciso pagar as contas do mundo capitalista), jogador (compulsivo) de videogame, pesquisador na medida do possível.

 

SOBRE A ENTREVISTADA

Rogéria Cristina Alves

Professora, Pesquisadora e Doutoranda em História Social da Cultura. Trabalha com pesquisa em História da África, no período pré-colonial. Pesquisa o trânsito comercial das presas de Marfim entre Angola e Brasil. É professora do Ensino de História. Pesquisadora e Consultora em Educação das Relações Étnico-Raciais. Oferta treinamentos, formações e orientações na área acadêmica, para professores e estudantes.

 

1 comment

Post a new comment

Veja: