Conversas em Rede #EP 8: A educação na pandemia: Novos contextos, antigos desafios

0

Neste episódio, Ilda Sesquim (UFOP) entrevista Thais Travassos (UNITAU) e Marcelo Santos de Abreu (UFOP) em uma conversa sobre os desafios e implicações do ensino remoto no contexto da pandemia.

No podcast, os entrevistados falam sobre os problemas e desafios que caminham junto com a educação no cenário do ensino básico e da formação de professores, tangenciando questões como o acesso à tecnologia, o sucateamento da educação e a formação curricular.

 

SOBRE A ENTREVISTADORA

Ilda Renata Andreata Sesquim

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Participa do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM). Desenvolve pesquisa na área de Teoria da História e História da Historiografia Brasileira, onde tem como objeto a História das mulheres intelectuais no Brasil.

SOBRE OS ENTREVISTADOS

Thais Travassos

Thais Travassos (Mestre em Letras pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP (Universidade de São Paulo), é graduada em Letras Português/Inglês pela UNITAU (Universidade de Taubaté). Atualmente é professora de Literatura Brasileira, Teoria Literária e Literatura Comparada na graduação em Letras da Universidade de Taubaté. Também leciona Literatura e Produção Textual no Ensino Médio. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura e sociedade, literatura brasileira, estrutura narrativa, Guimarães Rosa, literatura comparada e teoria literária.

Marcelo Santos de Abreu

Professor da Universidade Federal de Ouro Preto - Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de História. Doutor em História Social pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Ensina nas áreas de Ensino de História, Teoria da História e Historiografia desde 2003. E atua na pesquisa da história do regionalismo, história das comemorações, cultura de história e popularização do passado, ensino de história e historiografia. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Antropologia da Universidade da Cidade de Nova Iorque (março 2018- março 2019) com o projeto Escravidão, memórias entrelaçadas e histórias nacionais: o Museu AfroBrasil e o Museu de História e Cultura Africano Americana (2004-2017). Integra os seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM-UFOP) e Oficinas da História (UERJ).

No comments

Veja:

Pirilampos

  Um lençol de Pontinhos luzentes sobrevoa estaticamente vielas tortas em sinuosidades. Os lampiões de Ouro Preto Alumiam as sombras barrocas matronas da cidade.   ...