Corsino Fortes

0

Uma PRAIA estende-se nos ramos de uma seringa que ondula nas veias encharcadas de mel, sob a alçada de um corpo derretendo na ressaca de um vulcão. O mar corre em rebuliço levando consigo na bagagem as cinzas do FOGO arrancado dos edifícios do ar que pé (lo) lago proporciona-nos uma BOAVISTA de um jardim que não é jardim, que das pedras planta montanhas como uma túlipa diante de um paraíso de rosas.

E quando a lâmina entra em cena, a montanha recorta-se em graus de Ilhas. E a mesma lâmina quando conquista o espaço do mar, é fenomenal o quão as gaivotas com as suas asas de Vénus. Sobrevoam extraordinariamente a paisagem totalmente coberta de nuvens de SAL. E triste é a BRAVA primavera do desassossego que assola e corta o Arquipélago em pedaços de terra que trazem notícias do mar.

 

 

 


Créditos na imagem: Reprodução: Eu sem fronteiras. Evoluindo como as ondas do mar. Thalles Kroth de Souza.

 

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Amosse Mucavele

Amosse Mucavele nasceu em 1987 em Maputo, Moçambique, onde vive. Poeta, curador de festivais literários em Moçambique e Portugal, jornalista cultural, coordenador do projeto de divulgação literária “Esculpindo a Palavra com a Língua”, foi chefe de redação de “Literatas – Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona”, diretor editorial do Jornal O Telégrafo, Editor Chefe do Jornal Cultural Debate, Editor de Cultura no Jornal ExpressoMoz, Colaborador do Jornal Cultura de Angola e Palavra Comum da Galiza – Espanha. É coordenador nacional da Wolrd Poetry Movement, membro do Conselho Editorial da Revista Mallarmargens (Brasil), da Academia de Letras de Teófilo Otoni (Brasil) e da Internacional Writers Association (Ohio – USA). Tem participado em inúmeros festivais literários em Angola, Portugal, Brasil, Argentina e Mexico. Com textos publicados em diversos jornais do mundo lusófono, publicou os livros: “A Arqueologia da Palavra e a Anatomia da Língua – Antologia Poética”, Revista Literatas, 2013 (coordenação) e “Geografia do Olhar: Ensaio Fotográfico Sobre a Cidade” (editora Vento de Fondo, Córdoba, Argentina, 2016), livro premiado como Livro do Ano do Festival Internacional de Poesia de Córdoba; no Brasil (Dulcineia Catadora Edições, Rio do Janeiro, 2016); em Moçambique (Cavalo do Mar, Maputo, 2017) e Pedagogia da Ausência (Alcance Editores, Maputo, 2020).

No comments

Veja: