Dossiê História como (In)Disciplina

0

O dicionário Aurélio, de língua portuguesa, define “disciplina” como “obediências aos preceitos e às regras”. Mas, como estipulamos as regras que definem a disciplina histórica? Como são construídos seus modelos de proeza e qualidade da produção intelectual? O que é considerada uma boa historiografia e quem está apto a produzi-la?

Como a historiografia tem lidado como as diversas formas de relação com os passados presentes na vida social? Essas são algumas das questões que os historiadores Alexandre Avelar da Universidade Federal de Uberlândia, Lidiane Soares Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos e Maria Inês Mudrovcic da Universidad Nacional de Comahue – Argentina, propõe para os artigos que farão parte do dossiê História como (In)Disciplina.

Envie seu artigo até o dia 31 de julho de 2020. Participe!

 

 

 

SOBRE OS AUTORES

Alexandre Avelar

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense com estágio de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - Paris. Professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador do CNPq.

Lidiane Soares Rodrigues

Graduada em História pela Universidade de São Paulo com mestrado e doutorado em História Social pela mesma instituição. Tem pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo com estágio na École des Hautes en Études em Sciences Sociales. Com ênfase em: Polarização Política e Indústria Cultural no Brasil, Circulação global dos bens simbólicos, Sociologia dos Intelectuais, História das Ciências Sociais. Atualmente é professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos.

Maria Inés Mudrovcic

Maria Inés Mudrovcic possui doutorado em Filosofia pela Universidade Nacional de Buenos Aires. Atualmente é professora de Filosofia da História na Universidade Nacional de Comahue e diretora do Centro de Investigações em Filosofia das Ciências Sociais e Humanidades. Também tem atuado como professora convidada em diversas universidades nacionais e internacionais.

No comments

Veja:

Taheantah miti, oera

Nasci em Minas e morei durante toda minha infância em cidadezinhas do interior. Nas férias, ou em fins de semana, eu ia à roça, ter ...