História da Historiografia #EP 20: Qual o sentido da Filosofia da História?

0

O podcast da Revista História da Historiografia é produzido a partir dos artigos e dossiês publicados na revista e tem como objetivo ampliar as discussões e a divulgação de seus números.
No episódio de hoje, o historiador Breno Mendes (UFG) vai nos contar um pouco sobre o seu artigo publicado no número 33 da Revista História da Historiografia, intitulado de “Filosofia da existência, existencialismo e o problema do sentido na filosofia da história de Paul Ricoeur.”

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Breno Mendes

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do projeto de extensão "Curso de formação continuada em produção de cadernos pedagógicos para EJA" registrado no CENEX da Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). É licenciado (2010) e mestre (2013) em História pela mesma instituição. Foi professor substituto no Departamento de História da UFMG por quatro semestres (2014-2015), onde lecionou disciplinas de Teoria e Metodologia da História e Análise da Prática de História/Estágio de História. Atuou na educação básica em escolas da rede pública e em instituições privada de ensino. Atua como webtutor do curso de História modalidade EAD da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Teoria e Filosofia da História, História da Historiografia, Ensino de História, Historiografia Contemporânea e Historiografia Brasileira. É membro do International Network for Theory of History (INTHH), da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (NIET/UFMG).

 

 

 

 

 

No comments

Veja:

POEMA EMBANDEIRADO

Um dia Caminhão tombou Na Serra da Farinha Morreu gente, inclusive da família Eu, menino, tinha medo de subir a Serra da Farinha Também tinha ...