História da Historiografia #EP 42: Meninos sem Pátria: ditadura, Literatura e os trabalhos da memória

0

Neste episódio o historiador Anderson da Silva Almeida (UFAL) problematiza os desafios de analisarmos e compreendermos um episódio recente que envolveu o livro infantojuvenil Meninos sem Pátria, de Luiz Puntel. O objetivo do autor é analisar criticamente o conteúdo da obra e sua relação com as memórias e a história a fim de constatar a presença recorrente de “veículos de memória” e, questionar, se os protestos ideológicos contra o livro estavam ancorados em alguma análise crítica.

 

 

Acesse o episódio também pelas plataformas Deezer e Google Podcast.

 

Conheça o artigo ““Meninos sem Pátria”: ditadura, Literatura e os trabalhos da memória entre ficção e realidade (1981/2018)” publicado no v. 15 n. 39 (2022) da revista História da Historiografia. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v15i39.1874


Créditos: Locução de Ilda Andreata Sesquim (UFOP), Coordenação de João Ohara (UFRJ) e colaboração de Helena Paulo de Almeida (UFOP)

Créditos na imagem: capa do Livro “Meninos sem pátria”.

 

 

SOBRE O AUTOR

Anderson da Silva Almeida

É doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014) onde também fez seu Mestrado (2008-2010) e especializou-se em História Contemporânea (2006-2008). Entre 2002 e 2006 cursou Licenciatura em História pela Universidade Católica do Salvador. Desenvolve pesquisas com foco no período da ditadura civil-militar (1964-1985) com uma abordagem voltada para a História Política e a História do Tempo Presente, como também as relações entre Memória, História, Música, Folhetos de Cordel e Biografias. No segundo semestre de 2012 realizou estágio de doutorado (Bolsa CAPES) como pesquisador visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/ ICS-UL. Entre 2014 e 2018 atuou como membro da Comissão do Prêmio Memórias Reveladas do Arquivo Nacional. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas atuando na Graduação e Pós-Graduação.

No comments

Veja:

O Brasil Vermelho

  Vermelho É a cor da brasa, Que encandeia E nomeia a nação.   É a cor do fogo, Que arde na Amazônia Em extinção. ...