O que dizem sobre a HH Magazine

0

Confira alguns depoimentos de colaboradores, autores, bolsistas e leitores da HHM

 

“Gostaria de externar, como professor universitário, como ex chefe de departamento e ex coordenador de Programa de Pós-Graduação, minha profunda admiração ao trabalho desenvolvido por vocês à frente do Portal HH Magazine.

O portal oferta ao público acadêmico e não acadêmico um conteúdo de qualidade com artigos, ensaios e resenhas críticas de diversas áreas do saber, como as humanidades, as artes e a cultura.

Além de reunir especialistas nestas diversas áreas, o portal ainda cumpre um papel fundamental no que se refere à tarefa da Universidade Pública, qual seja, dirigir-se à comunidade externa, mostrando que os resultados das pesquisas realizadas na Universidade são de interesse e de acesso ao público em geral.”

 

Rafael Haddock Lobo

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor da coluna Filosofia Popular Brasileira na HHM


 

 

“O portal HH Magazine: humanidades em rede tem cumprido um papel notável na produção e divulgação do conhecimento. A iniciativa é pautada, basicamente, por dois princípios, a saber, a extensão universitária e a história pública. O primeiro diz respeito às ações que buscam compartilhar com a sociedade o conhecimento produzido nas atividades de ensino e pesquisa acadêmicas. O segundo refere-se às práticas historiográficas que visam produzir, mediar e divulgar o conhecimento para audiências mais amplas que o público acadêmico. Em tempos de questionamento ao conhecimento científico e de uma sistemática agenda de corte de investimento na universidade pública colocado em ação pelo governo federal a ação mostra-se ainda mais relevante, pois procura contribuir para a aproximação entre o conhecimento científico e as demandas sociais da comunidade. Assim, o principal benefício trazido pelo portal, no meu modo de entender, é a disponibilização de vasto conteúdo historiográfico nos mais diversos formatos de mídia. Isso significa que um grande número de pessoas tem se beneficiado dos materiais publicados no portal nos mais diversos formatos tais como, artigos de opinião, resenhas, ensaios, crônicas, relatos de experiências didáticas, entrevistas, podcasts, documentários, conferências. Mais do que apenas disponibilização de conteúdo, o portal também se destaca pela cuidadosa curadoria que contribui para a superação do dilema “estatuto científico forte x linguagem acessível ao público”. Cabe ressaltar ainda que o perfil multimídia do portal incentiva a produção de conteúdos que embora sejam relevantes dificilmente teriam espaço em um periódico acadêmico nos moldes tradicionais […].”

 

Breno Mendes

Professor Adjunto de História da Universidade Federal de Goiás


 

 

“Ser publicado pela HH Magazine, cuja mais evidente política é catalisar e difundir criações críticas, notadamente no meio acadêmico, sendo eu autor de literatura, me proporciona o privilégio de ser lido por um público diverso, entre si e também distribuído na variedade de temas que a publicação envolve, com outros pontos de interesse. Ter minha obra ao alcance de leitores interessados em História, Filosofia, Estética e Artes em geral, Cultura e Ciência –  coincide com minha particular decisão de publicar as obras o mais próximo possível, em termos temporais, de sua criação. A ideia de difundir tanto a linguagem poética em desenvolvimento, advinda dos recortes do dia, para duas vertentes que o HH certamente abrange, diga-se, um público inclinado ao rigor e concomitantemente para possíveis leitores externos à academia, mais do que um teste para a escrita, constitui um fim em si. Sou muito grato pelo convite e tornei-me leitor assíduo de todas as seções do site, que já acredito ser importante veículo para a história cultural brasileira.

 

Adriano Menezes

Poeta e professor de Filosofia. Autor do livro Lugar Errado pela HHM.


 

 

“[…] O site tem se constituído num espaço de concorrência de uma ampla gama de narrativas e formas de expressão dos problemas históricos que, indo além dos limites e exigências formais de um artigo acadêmico, não descuidam a qualidade e a profundidade reflexiva. […]

Vale também destacar que o HH Magazine é um meio que permite a expressão das distintas vozes da comunidade do campo da Teoria da História e da História da Historiografia – bem como campos afins –. Desta forma, estudantes de graduação, discentes de pós-graduação, graduados e professores têm a possibilidade de publicarem suas preocupações e reflexões.

No meu caso particular, o site tem me oferecido não apenas um espaço para publicar a coluna de crônicas “Trânsitos cotidianos”, mas a possibilidade de compartilhar com o público internauta um pouco do que se passa no meu país. Poder mostrar, através dessas crônicas, como se vive o cotidiano numa Venezuela convulsa e em crise é, sem dúvida nenhuma, um benefício que vai além do âmbito individual. Elas foram um canal de comunhão e de proximidade entre o venezuelano e todos aqueles que generosamente deram vida à cada linha, cada palavra e cada letra que deu forma a esse parêntese de minha vida na Venezuela…”

 

Lívia Vargas

Doutoranda em História pelo PPGHIS e autora da coluna Trânsitos Cotidianos pela HHM.


 

 

Ter a oportunidade de colaborar para a expansão dos projetos da HH Magazine está proporcionando um enriquecimento em meu currículo, tanto no aperfeiçoamento da linguagem da divulgação científica e comunicacional, quanto no trabalho em equipe. […]Nossa equipe é dinâmica, as funções são bem distribuídas e todos nós cooperamos para que o portal continue divulgando com excelência seus conteúdos tanto no site quanto nas mídias sociais.”

 

Larissa Vitória Ivo

Graduanda em História e bolsista voluntária


 

 

“Trabalhar na HH e compartilhar com a equipe suas possibilidades de produção e de divulgação tem sido muito enriquecedor, tanto pela própria intenção do projeto quanto pela articulação orgânica e não hierárquica que conseguimos construir. O projeto também me propiciou contato com professores e colegas de outras instituições, assim como contato com o público exterior às humanidades. Acredito que um dos grandes benefícios de trabalhar na HH Magazine cuidando das redes sociais da mesma foi justamente esse contato e essa possibilidade de conhecer mais sobre o espaço digital e como o historiador precisa, mais do que nunca, ocupar esse espaço e divulgar conteúdo de qualidade”

 

Beatriz Castro Miranda

Graduanda em História e bolsista PROEX


 

 

“Para mim, a participação no projeto me deu a oportunidade de estar no interior de uma nova maneira de produzir conteúdos para as humanidades, mais cotidiana, participativa, e atual. Engajada em produzir possibilidades de ressurgimento pelo interesse no conhecimento humano, social e cultural no mundo contemporâneo. Minha formação certamente se completa mais ainda pelas vivências proporcionadas pelo projeto e pela diversidade de pessoas envolvidas nele.”

 

Ricardo Mateus Thomaz de Aquino

Graduando em História e bolsista voluntário


 

 

“O projeto impactou na minha formação de forma bastante positiva. Minha colaboração junto ao projeto se deu na parte digital da revista, isso fez com que se abrangesse novas áreas, das quais eu ainda não tinha tido oportunidade de conhecer. Essa expansão acrescentou de uma maneira grandiosa, tanto no meu currículo, como na minha vida acadêmica. Aprendi muito de uma forma geral, tanto ajudando a alimentar o site, quanto ao ler os conteúdos postados.

A HH Magazine também tem um outro diferencial no qual é de suma importância, eles conseguem transitar de uma maneira eficiente pelas redes sociais, fazendo assim com que o site chegue de uma maneira mais democrática ao público.”

 

Letícia Cristina Santo

Graduanda em Jornalismo e Bolsista voluntária


 

 

“No que diz respeito ao HH Magazine, é de grande necessidade salientar como o projeto funciona de maneira a tornar viável um novo tipo de linguagem dentro do ambiente acadêmico das humanidades, estimulando reflexões e apontamentos que só são possíveis devido à liberdade que esse espaço promove. […]

É engrandecedor trabalhar com esse projeto, visto que uma série de outros conhecimentos, além da formação “natural” de um estudante de História, são passados aos integrantes da equipe. É através da HH Magazine que podemos nos adequar para o novo horizonte das mídias digitais que se insere frente ao conhecimento, realizando atividades que se abrem na direção de um compromisso democrático com as diversas áreas do conhecimento. Assim, é nessa junção de campos que muitas vezes não dialogam que a iniciativa se inscreve, sendo tomada como ferramenta muito hábil para a divulgação das atividades do pensamento e da criatividade no mundo atual”.

 

Júlio César Ovídio Araújo

Graduando em História e bolsista voluntário

 

 

No comments

Veja:

A universidade e seus fins

Abri a gaveta e ali estavam: duas caixas de chá preto, as pastas com as aulas preparadas à mão, um caderno, minha caneca térmica. No ...