Filosofias da História no Brasil: Tomaz de Tassis – A Filosofia da História de Eudoro de Sousa

0

A série Filosofias da História no Brasil objetiva apresentar as ideias de brasileiros e brasileiras ainda pouco conhecidos do público acadêmico, os quais, no limiar entre a História e a Filosofia, elaboraram teorias sobre o caráter histórico da realidade no Brasil — não do Brasil ou sobre o Brasil, mas no Brasil.

A cada episódio, então, serão expostas as principais teses filosóficas acerca da historicidade da existência dos pensadores e das pensadoras em foco, desviando provisoriamente o nosso olhar das abordagens canônicas sobre o chamado ‘pensamento social brasileiro’.

Neste episódio, Tomaz de Tassis fala sobre a filosofia da história de Eudoro de Sousa.

 

 

Realização:

FORUM História & Filosofia

(Facebook)

 

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

(Site, Facebook e YouTube)

 

Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook, YouTube e Instagram )

 

Apoio:

HH Magazine

(Facebook, YouTube e Instagram)

 

História da Historiografia

(Site e Facebook)

 

Revista de Teoria da História

(Site e Facebook)

 

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook e Instagram)

 

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

(Facebook e Instagram)

 

 

SOBRE O AUTOR

Tomaz de Tassis

Doutorando em Letras Clássicas e Medievais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Interessa-se por Estudos Clássicos (Grego, Latim, Sânscrito), História das Religiões, Teoria da História, Filosofia Antiga, Teoria da Literatura, Morfologia Cultural e Antropologia. Tem especial interesse nas leituras brasileiras e latino-americanas do arcabouço cultural pré-moderno, em especial das tradições filosóficas e religiosas oriundas do mediterrâneo antigo. Na graduação, desenvolveu pesquisas sobre correntes da historiografia do mito e da religião, em especial a escola de Paris (Vernant, Detienne) e a fenomenologia da religião (Eliade, Otto). No mestrado, abordou as noções de temporalidade que podem ser descortinadas a partir da leitura do Pātañjala Yogaśāstra, conjunto textual antigo fundamental para as tradições ióguicas da Índia. Ambas as pesquisas sob orientação do prof. Dabdab Trabulsi. Atuou como professor substituto de História Antiga e Medieval da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2019-2020), ministrando aulas para a licenciatura em História e para o bacharelado em Humanidades.

No comments

Veja: