Crise & Historicidade | Walderez Ramalho | Episódio 01, Parte 01

0

A pandemia do Covid-19 tem imposto ao mundo uma situação de crise profunda, com impactos em diversos âmbitos da vida íntima e social dos quais ainda não sabemos a real extensão. Vários cientistas, intelectuais, políticos e formadores de opinião tem afirmado que a crise do coronavírus coloca a sociedade global diante de um momento singular e decisivo, no qual o mundo porvir, embora imprevisível quanto aos seus contornos, será certamente diferente do mundo que vivíamos antes da explosão da pandemia. Essa experiência de crise implica também em uma forma particular de experiência da história – com efeito, diz-se com frequência que a crise do Covid-19 caracteriza um momento histórico. Além disso, nota-se com frequência o apelo ao conhecimento histórico para a produção de sentidos para o novo coronavírus, seja em termos de produzir comparações e analogias com pandemias do passado (a gripe espanhola, a peste do século XIV, por exemplo), seja como fonte de lições para a tomada de decisão e planejamento de ações de combate à atual pandemia. Coloca-se assim a questão de pensar sobre as historicidades da crise do coronavírus, uma questão que é própria do campo da Teoria e História da Historiografia e que potencialmente legitima publicamente este campo.

Para discutir essas e outras questões, o Laboratório de Estudos de Teoria da História e Historiografia, o Lethis, e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos, o Niet, em parceria com o portal HH Magazine, estreiam hoje a série “Crise & Historicidade”.

Nosso objetivo é reunir especialistas da área, do Brasil e do exterior, para tratar de aspectos específicos relacionados à atual pandemia, a partir do ponto de vista próprio da Teoria e História da Historiografia. Lançaremos um novo episódio a cada dez dias.

Nesse primeiro episódio, o professor Augusto de Carvalho entrevista o professor Walderez Ramalho sobre a historicidade de uma ideia que é fundamental para compreendermos a natureza histórica dos acontecimentos em jogo: a ideia de crise.

 

Realização:

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

(Site , Facebook )

 

Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook, Instagram, YouTube )

 

HH Magazine

(Facebook, Instagram, YouTube)

 

Apoio:

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

(Facebook, Instagram)

 

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook)

 

International Network for Theory of History

(Site, Facebook)

 

 

 

SOBRE O ENTREVISTADO

Walderez Ramalho

Doutorando em História pela UFOP. Atua nas áreas de Teoria e História da Historiografia, História Contemporânea, Patrimônio Histórico e Ensino de História. Co-organizador do livro "Sete ensaios sobre história e existência", e co-autor do livro "História e meio ambiente". Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre formas kairológicas da historicidade através do gênero dos manifestos, a partir de uma abordagem transnacional e com foco na experiência histórica contemporânea.

No comments

Veja: