História da Historiografia #EP 48: Aristóteles e a História dos animais

0

Neste episódio, o historiador Thiago do Amaral Biazotto (Unicamp) investiga a relação entre animais humanos e não-humanos no pensamento de Aristóteles. Tomando como fonte principal seus tratados de zoologia e, dentre eles, a História dos animais, o objetivo do autor é discutir em que medida é possível identificar traços incontornáveis de antropocentrismo em Aristóteles, e, em caso positivo, em quais termos esse antropocentrismo é expresso.

 

Conheça o artigo “Aristóteles e a História dos animais: a questão do antropocentrismo entre zoologia e ética” publicado no v. 15 n. 40 (2022) da revista História da Historiografia. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v15i40.1940

 

 

Acesse o episódio também pelas plataformas Deezer e Google Podcast.

 

 

 


Créditos: Locução de Ilda Andreata Sesquim (UFOP), Coordenação de João Ohara (UFRJ) e colaboração de Helena Paulo de Almeida (UFOP)

 

 

Créditos na imagem: ROUSSEAU, Henri . Apes in the Orange Grove. 1910. Pintura, Óleo sobre tela, 111 x 162 cm.

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Thiago Do Amaral Biazotto

Possui graduação (2009-2013) e mestrado em História (2014-2016), ambos pela Universidade Estadual de Campinas. É doutor em História pela Unicamp (2018-2023), com tese sobre a iconografia da caça ao leão no repertório helenístico, sob a orientação do Prof. Luiz Marques. Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa na Fondation Hardt pour l'Étude de l'Antiquité Classique, em Genebra (Suíça). Integra o Núcleo de Estudos de Arte Não Europeia (NEANE/Unicamp) e o Projeto de Estudos Militares na Antiguidade Clássica (PEMAC/UnB). Principais temas de interesse: História antiga; História da arte antiga; Historiografia sobre a Antiguidade; Alexandre Magno; Iconografia cinegética. (Fonte: Currículo Lattes)

No comments

Veja: